Saturday 27 June 2009

alaska

http://picasaweb.google.com/bigfooton2wheels

alaska
















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Alaska

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Alaska
















Alaska

Alaska
















Alaska

Alaska
















Alaska

Alaska
















Alaska

Article circle (Alaska)


Artic circle

Topo das Americas


topo

cold foot


cold foot

luzes ligadas nas proixams 425 milhas


comeco da estrada

Matanuska Glacier (Alaska)


Matanuska Glacier

Enfim na estrada

Depois de tudo preparado levantamos cedo e pe na estrada saimos de Anchorage com destino a fairbanks mas no caminho desviamos alguns kms para visitar Matanuska glacier que ficava algumas horas dali e meio que no nosso caminho e que nem foi tao impressionante como diziam de la formos diretos para Anchorage viajando por algumas horas e apreciando as lindas paisagens e montanhas foi quando eu descobri como era viajar pelo Alaska ,uma coisa que eu nao sabia que varias partes temos que sempre carregar gasolina de reserva porque as vezes os proximos postos sao de ate quaze 400 kms ,passei por apuros em um periodo da viajen foi quando tanke da moto estava quaze vazio e nao aparecia nenhum posto depois de alguns bons minuto encontramos um posto foi quando veio o alivio total, e a cara do funcionario do posto fez que ate sorriu quando viu quanta gasolina coube no tank da moto , chegamos ali foi so com o cheiro de gasolina mais nada nem eu sei como conseguimos hehehe.
dai seguimos nossa viagen ,depois de chegarmos em fairbanks acampamos e nos preparamos para o dia seguinte onde iamos ate o topo das Americas (Prudhoe Bay) 500 milhas sendo 90% de terra e as ultimas 240 (380 Kms) milhas so terra e cascalho solto dai parei em um posto na saida da cidade abasteci e comecei a conversar com um morador local foi quando eu o disse onde estava querendo ir e como erao de abastecimentos de gasolina na estrada ai ele me disse que eu tinha que levar bastante gasolina reserva ara umas 250 milhas minimo porque eu so teria 2 pontos de abastecimneto um era em Cold Foot que esta no maa com cidade e quando cheguei la vi que era so 2 bombas de diesel e gasolina e um bar no meio do nada com a populacao local de uns 10 abitantes hehehe e tambem me disse se eu fosse acampar que eu levasse uma arma de fogo ou spray de pimenta no ultimo caso que e muito usado aqui contra Urso porque naquela regiao que eu segui a teria muitos deles e que nos tomassemos bastante cuidado quando acampasse ,ai pronto ajudou bastante pelas dicas arrumei um galao de gasolina e ficou faltando so a arma e o spray mais de qualquer maneira ja era tarde pra pensar nesses outros aparatos e fomos nos com fe em Deus.
Ai foi quando entramos na estrada com todo o peso mais gasolina reserva na moto e todas as nossas coisas que comecei a pensar o que fazer pra terminar essas 1000 milhas(1600kms) com todo esse peso pensei varias vezes em esconder nossas coisa nas beira estrada no meio do mato e na volta pegar mais seria um risco muito grande foi entao quando estava parado a beira da estrada que ai parou 2 americanos que iao na mesma direcao e me disse se eu queria acompanha-l0s ,ai pensei rapido claro que sim no caso acontecesse algo eles poderiao me ajudar mais so que depois de uma hora de viajen resolvi nao acompanha -los mais foi quando eles pararao para tomar um cafe eu segui viajen porque estava muito perigoso acompanha-los pois dirigiam numa velocidade muito alta e eu tinha que estar no passo deles entao resolvi seguir sozinho numa otima velocidade bem mais segura do que a de antes apesar de tudo e ainda ser muito perigoso pelas condicoes da estrada .
depois de horas chegamos a linha imaginaria do Circlo Artico Norte que dali pra cima ficaria o topo do mundo sendo 24 hora de luz durante parte do verao e 24 horas de noite durante parte do inverno paramos por uns minuto e seguimos em frente pois era quaze impossivel ficar parado em algum lugar por al la pois tinha milhoessssssssssssss de mosquitos que nao nos deixavao em paz nenhum segundo se quer acredito eu se todos eles me picaem no mesmo momento sugariao todo meu sangue em segundos pois erao muitossss hehehehe, ai fomos diretos para Cold foot ultima cidade (10 habitante 2 bombas de abastecimento e um bar hehehe) e posto de abastecimento pelas proxima 240 milhas (380kms) antes de Prudhoe Bay erao 3 horas da tarde abasteci e resolvi armar minha tenda para descansar pois estava muito cansado dai eu Elenice dormimos das 4 da tarde ate 10 da noite foi quando acordamos e resolvemos continuar viajen mesmo porque nosso fuso horario ainda continuava desrregulado e ainda tracavamos o dia pela noite apesar de la nao ter noite porque no verao sao 24 horas de dia entao nao escurecia dai seguimos viagen paramos numa passagens nas montanha para algumas fotos especialmente as do famoso Sol da meia noite foi ai que quando passamos pelos mesmo 2 americanos que vijamos juntos antes porque quando paramos e acampamos eles passarao a frente e depois eles pararao e acamparao a beira da estrada foi que depois de algumas horas descobri que eles fizerao a coisa certa e nos nao porque nas ultimas 100 milhas(160kms) o tempo estava muito ruim forte neblina e muito frio nao dava pra ver a mais de 50 ou 100 metros a frente a moto balancado de um lado para outro no cascalho foi ate quando nao resistimos mais e paramos faltando 1 hora do nosso destino e tiramos todas as nossas roupas quentes que tinhamos na bagagem e vestimos tudo e so assim seguimos viagen, chegando em Dead Horse por volta de umas 6:30 da manha procuramos por um local aberto onde poderiamos tomar uma cafe e abastecer porque estavamos congelando de frio foi ai que encontramos o unico local aberto no local dai entramos era um hotel onde recebia alguns turistas e que a maioria que se hospedava la erao trabalhadores das bombas de petroleo no Mar Artico ,ai o pessoal comecava a sair para trabalhar e olhava a gente ali congelandos de frio dai perguntavao pra onde a gente ia , e quando a gente dizia que nos estavamos chegando deCold Foot eles nem acreditavao porque todos tinhao checado o tempo na noite anterior entao sabiao que seria uma manha horrivel e fria aquela ,este foi nosso erro nao checar o tempo tambem nao tinha como porque estavamos acampados no meio do nada sem meios de nos podermos checarmos o tempo ali .
Dai encontramos 2 outros motoqueiros que passarao a noite la e que virao que a Elenice estava como muito frio nos oferecerao o quarto deles pra gente tomar um banho quente e esquentar um pouco ai depois de alguns minutos ali conversando e uns 4 cafes quentes estavamos prontos pra outra depois de ouvir que seria um risco tambem ficar por ali muito tempo pois o tempo la muda muito rapido se o tempo ficasse ruim poderiamos ficar presos la por dias sem poder sair por causa do mal tempo foi entao que decidimos arrumar tudo abastecer a moto e voltar rapidamente para uma area mais segura que seria somente umas 6 ou 7 horas de viagen e estariamos numa area mais segura ,dai seguimos direto de volta para Cold Foot no caminho encontramos alguns que largamos pra tras no caminho de ida eles subindo nos descendo. Finalmente chegamos a Cold Foot por volta das 4 horas da tarde dai arrumamos nossa barraca rapidamente e ali dormimos das 4 da tarde ate as 7 da manha no outro dia direto sem acordar de tanto cansado que estavamos, foi dai quando acordei e fui levantar e vi que minha perna esquerda estava bastante inchada e nao sabia qual a razao era ate que descobri que era por causa da estrada de terra e eu estar o tempo todo mudando de macha e minha perna tambem batendo na lateral da moto o tempo todo.
Dai resovi que deveria voltar ate Fairbanks e la ficar por uns dias ate minha perna melhorar poque tambem era a unica cidade nas proximas 500 milhas que tinha hospital e toda assistencia medica caso eu precisasse dai chagendo la fiquei de repouso e sempre passando produtos na perna e sempre fazendo massagens ,no dia seguinte qnd acordei olhei e nao tinha melhorado muito ai resolvi ficar mais uns tempo ate que melhrasse mais um pouco, ate que 2 dias depois resolvi seguir viagem rumo ao Canada com algumas paradas antes para abastecer e para tambem em North Pole (P0lo Norte)para tentar encontrar com Papai Noel antes do natal so que quando passamos la ele nao estava la hehehehhe dai seguimos direto proxima parada Canada.

moto
















moto

Friday 26 June 2009

O grande dia

Finalmente chegou o grande dia, pois nosso voo estava marcado para 8:40 da manha programamos tudo com nosso amigo Miguel Pavoski para nos pegar as 5:00 da manha porque ele sempre chegava atrasado entao tinhamos certeza que ele iria aparecer as 6:00 mas quando ligamos as 5:00 para ele,ele disse que ja estava saindo de casa mas para nossa surpreza ele ja estava na porta de nossa casa acho q ele queria ter certeza que iamos mesmo viajar hehehehe foi quando recebemos uma ligacao da compania aerea dizendo que nosso voo iria se atrasar por 3:40 min.
Dai resolvemos epserar em casa ate que o horario chegasse , saimos de casa as 8:00 pois o Miguel tinha que trabalhar as 9:00 dai quando ja estavamos no caminho recebemos outra ligacao da compania aeria dizendo que eles tinhao feito um erro e nosso voo iria sair no horario normal ai ja era tarde estavamos a 10 mim do aeroporto e o Miguel era muito lento no transito e nao sabiamos que iriamos chegar a tempo , mas quando chegamos ao aeroporto descobrimos que o aviao nao tinha saido ainda dai partimos para nossa nova aventura do topo das Americas no Alaska ate Ushuaia na argentina aproximadamente 60.000 kms e de la subindo de volta para o nosso amado Brazil .
Quando chegamos ao em Anchorage no Alaska ja 18:00 do horario de la que para diferencade 8 horas atras do nosso em Londres de onde partimos.
Dai foi tudo bem ate que ficamos mais de 1 hora esperando por um onibus do lado de fora do aeroporto em um frio muito forte ate q resevolvemos a pegar um taxi foi ai que comecou a primeira parte engracada historia foi quando demos o endereco para o motorista do taxi e ele nao sabia onde era e tambem ele nao falava ingles depois dele rodar por alguns minutos perdidos e falando um espanhol muito rapido comigo de jeito que eu nao entedia muita coisa ,foi entao que resolvi pegar meu GPS na minha mochila e lhe mostrar o caminho ate que encontramos o lugar o preco normal era de $10 e pra nos nos custou $20 mais tudo bem da proxima ja entro no taxi com GPS ligado hehehe.
Ficamos em uma albergue (Brent-pop inn) Anchorage a maioria era estudante s do leste europeu e alguns outros Americanos que moravao la mesmo lugar bastante tranquilo e um pessoal bem amigavel dai ficamos la uns 3 dias pois nossa moto so chegaria no dia seguinte , entao fomos dormir e nao conseguimos e acordamos a 4 da manha e fomos usar a internet pois nao tinha nada pra fazer a nao ser passar o tempo ali foi quando as 8:00 da manha o gerente do albergue se ofereceu para nos levar ao aeroporto pois nosso moto ja teria chegado as 7:30 daquela manha .dai procuramos por todo aeroporto onde poderia estar nossa moto ate que achamos os oficiais da alfandega que iria nos liberar para pegar a moto no deposito do aeroporto foi quando que o que nos atendeu nao sabia como seria o procedimento o que deveria fazer o onde poderia estar nossa moto depois de umas ligacoes e de nao saber o q ele estava fazendo ele me explicou onde poderia estar a moto e me deu uma autorizacao para pega-la sem pagar nada o que foi bom para mim porque economizei uns $400 hehehehehe dai fomos diretos ao galpao chagando la esperamos por uma mulher uns 15 ou 20 min dai ela me pediu a nota que eu tinha recebido do oficial da alfandega ai me disse para esperar-la de fora no estacionamento que ela iria me encotrar la em uns minutos foi quando ela chegou com minha moto em um guincho e deixou la e disse q depois voltaria para pegar os restos da caixa qndo eu terminasse de arruma-la.