Monday 27 December 2010

Nicaragua





























Estamos em Nicaragua apos sair da horrivel e corrupta Honduras agora estamos nos em Nicaragua ,apos fazer os papeis o comprar o seguro obrigario pegamos a estrada rumo a Leo cidade historica e famosa por ter a maior catedral da america latina,passamos por tiramos algumas fotos e seguimos rumo a cidade historica de Granada uma das cidades mais famosas de Guatemala,ao chegar logo procuramos um hotel para ficar mais como era uma pequena cidade historica e turistica ,tinha varios hoteis mais precos muito elevados pela procura ser alta e perto da capital era meio complicado de arrumar vagas ,e a maioria dos hoteis nao tinha estacionamento onde ficaria meio complicado para largar a moto na rua eu tinha a opcao de deixar a moto no estacionamento do corpo de bombeiros por uma taxa diaria de uns 4 dolares,mais prefiro ficar com minha moto perto de mim ,entao depois de horas rodando procurando hotel encontramos um nde podia deixar a moto na recepcao do hotel mais eles so teriao vagas ate quinta feira pois sexta pra frente ja estava tudo reservado ,e isso era terca feira entao resolvemos ficar e ate la ve se encontrava algo .
Ficamos por ali 3 dias nesse tempo visitamos alguns vulcoes na regiao ,no park nacional de Masaya, onde avia aluguns vulcoes e um em atividade ,(vale a Pena conhecer),depois voltamos para antigua descansamos e seguimos rumo a Costa Rica,ao sair da cidade andei uns 15 kms atras de uma camionete e um onibus porque nao avia como passar por ser 2 linhas continuas ,foi quando a camionet passou o onibus e eu resolvi passar tambem ,ai apareceu um policial bem na minha frente pedindo para parar ,ja ia levar uma multa ,fiquei ali por alguns minutos,ele me dizendo o que eu tinha feito bla bla bla ,assumi meu erro e disse a ele para me fazer a multa ,e nos estavamos loucos para resolver isso logo por is ser o primeiro jogo da copa do mundo de 2010 se ficassemos ali muito tempo iriamos perder hehehhe,depois de alguns minutos ele pegou meus documentos (QUE ERA XEROX COLORIDA DE TUDO )so que ele nao sabia hehehhe ,ele me disse para ir no banco pagar e voltar para pegar meus documentos so que eu nao iria voltar iria seguir direto pois nao precisava mais deles hehehhehe,foi entao depois de muita conversa eu explicando ele que ja fazia muito tempo que eu estava atras daquele onibus ,e so resolvi passar poruqe nao tinha outra maneira ou eu teria que ficar horas atras dele pois a estrada era toda linha continua por ser muito estreita ,e disse a ele que andei do alaska ate ali por meses sem receber nehuma multa e nem ser parado por nada .
Foi entoa ele me disse ok dessa vez voce pode ir sem receber uma multa vou levar en conta que voce e brasileiro e turista mais nao vai mais fazer isso hehehehe .
Ja depois de alguns minutos ja tinha chegado a Panamericana,parei em um trevo que uma estrada ia para a fronteira e outra ara San Ruan Del Sur uma cidade bem legal e movimentada ,pensei bem se eu fosse pra fronteira perderia o jogo se eu fosse pra San Ruan teira chance de ver o jogo se gostasse da cidade eu ficaria ali hehehehe.
Ao chegar la fui logo procurando um bar sentamos almocamso ai comecou oo jogo ,depois de uns 10 minutos de jogo a energia acabou na cidade hehehehehe fudeu tudo ,entao nesse tempo esperando a energia voltar ,que so voltou depois do final do jogo,nesse tempo a Elenice ficou procurando hotel para ficar ,foi quando um taxista local nos mostrou um otimo lugar com pisicina etc e muito barato hehehehhehe.
Ficamos nessa cidade por uns 5 dias para visitar as praias locais e tambem assitir um pouco da copa do mundo hehhehehe.
Ficamos mito amigos do genrente do hotel q nos fez um otimo preco e tambem vimos 2 americanos motociclistas que tambem estavao indo rumo ao panama ,eu os abordei e lhes disse que estava em um otimo local com garagem etc e otimo preco ,foi quando eles tambem decidirao ficar por la hehehhe.
ficamos por ali alguns dias e logo ja fui ficando intediado por ficar muito tempo em um lugar logo decidimos pegar a estrada rumo a Cost Rica.
Nicaragua e um pais bonito com economia bem complicada onde se aceita dolares e a propria moeda deles que nao vale muito.


DESDE DE JA MUITO OBRIGADO POR TUDO NICARAGUA...



A Nicarágua foi uma região da América Central na qual houve o desenvolvimento de uma antiga civilização que desapareceu sem deixar muitos vestígios de sua existência. As populações que ocupavam a região no momento em que os espanhóis chegaram ao continente, provavelmente surgiram a partir de ondas migratórias oriundas do território mexicano. Ao longo de sua trajetória colonial, a Nicarágua teve sua economia voltada à agroexportação e um rápido surto minerador.

Por volta do século XIX, vivenciando as diversas transformações que atingiam o ambiente colonial hispânico, os nicaraguenses engendraram o seu processo de independência. Após atingir sua autonomia, em 1821, a Nicarágua foi inicialmente conglomerada ao território das Províncias Unidas da Centroamérica. No entanto, o conflito intermitente entre liberais e conservadores acabou transformando a região nicaraguense em um Estado independente.

A disputa entre liberais e conservadores transformaram a Nicarágua em um típico exemplo da fragilidade das instituições políticas concebidas após os processos de independência da América Colonial. Entre 1856 e 1857, o desgaste provocado pelos vários conflitos civis permitiu que o aventureiro britânico Willian Walker comandasse rapidamente aquela nação. Após o incidente, as disputas políticas continuaram e foram visivelmente marcadas pela intervenção política britânica e norte-americana.

Após o predomínio político durante quase todo o século XIX, os liberais nicaraguenses conseguiram chegar ao poder com a proposta de modernizar as práticas e instituições políticas do país. No ano de 1893, durante o governo de José Santos Zelaya, uma nova constituição foi assinada com o intuito de superar os entraves que impediam a superação dos problemas nacionais. Sentindo-se ameaçados com essa situação, os Estados Unidos intervieram no país passando a controlar suas ferrovias, o Banco Central e a alfândega.

A ação norte-americana incitou uma revolução popular que conseguiu retirar Adolfo Diaz, candidato apoiado pelos EUA, do posto presidencial. Até a década de 1920, os vários incidentes políticos da Nicarágua foram acompanhados de perto pelas autoridades políticas norte-americanas. Quando julgava necessário, os EUA enviavam tropas de mariners para anular o resultado de uma eleição e legitimar a ascensão de um líder comprometido com seus interesses econômicos.

Nesse período, um movimento guerrilheiro liderado por Juan Baptista Sacasa, José María Moncada e César Augusto Sandino lutou contra a ação estrangeira em seu país. Após a retirada das forças norte-americanas do país, Sandino e outros líderes liberais resolveram abandonar o movimento armado. Entretanto, Anastasio Somoza García, chefe da Guarda Nacional, armou um golpe governamental e Augusto Sandino fora assassinado.

A partir desse momento, entre os anos de 1936 e 1978, Somoza se preservou no poder através da ação política direta ou por meio de parentes visivelmente atrelados à sua influência. Essa verdadeira “dinastia política” se conservou no poder graças ao controle da Guarda Nacional e a utilização de diversos instrumentos de natureza autoritária. Tal situação só se modificou quando a Frente Sandinista de Libertação Nacional conduziu uma revolução que derrubou a Guarda Nacional.

Assumindo o controle político do país, os revolucionários sandinistas tiveram que contornar uma profunda crise econômica em um país terrivelmente devastado pela guerra civil. Estatizando o setor industrial e viabilizando uma reforma agrária, o novo regime tentou implementar medidas de traço socialista. Insatisfeitos com essa situação, os EUA passaram a fomentar um movimento guerrilheiro contra revolucionário conhecido como “Os Contras”.

Ao longo de toda a década de 1980, o governo revolucionário teve que enfrentar a oposição armada dos “Contras”. Visando superar a caótica situação política da Nicarágua, os sandinistas permitiram a realização de uma nova eleição presidencial e a formação de uma nova assembleia constituinte. No final daquela década, o conflito entre os sandinistas e os contras chegou ao seu fim quando os grupos políticos conservadores retomaram o controle da nação.

Durante a década de 1990, os governos liberais da Nicarágua alcançaram alguns tímidos sinais de recuperação econômica. Contudo, várias questões sociais históricas do país ainda aguardavam por uma resolução mais contundente. Nesse contexto, o histórico líder sandinista Daniel Ortega assumiu o posto presidencial nicaraguense prometendo contornar a lastimável situação dos menos favorecidos no país

No comments:

Post a Comment