Monday 7 February 2011

GUYANA,SURINAME,GUYANA FRANCESA


GUYANA,SURINAME E GUYANA FRANCESA

Em Lethem vc vain a Savana Inn hotel ,do lado tem um Mercado onde vc compra o seguro vai pagar uns 20 reais por 15 dias eu acho , depois volta a fronteira e faz todos os papeis super simples e facil ,caso queira levar gasolina reserva abasteca no posto em Lethem antes de sair pois o proximo ponto e um Mercado numa fazenda a uns 150 kms dali ,isso se tiver gosilina la, eu nao tive problema e tambem la e um pouco mais cara,levei uns 10 litros so pra garantir,pois minha moto a autonomia era de uns 300 kms.

Ao sair de manha de Lethem ,segui por uma estrada de cascalho depois de alguns kms minha bomba de gasoline comecou a falhar,parei a moto um pouco e logo em seguida voltou a funcionar,segui em frente parei para algumas fotos no meio da savanna,depois parei para tirar algumas no meio da floresta amazonica da Guyana,onde e muito linda,depois de alguns kms chegou o primeiro posto policial no meio da floresta onde so tem um policial e um outro ajudante ,onde eles checao seu seguro e passaporte dali pra frente deve ter mais uns 3 um as margens de um rio antes da balsa e um outro bem um pouco mais a frente numas madereiras,a parada para checar e obrigatoria.

Logo no primeiro ponto de parada para checar fui tirar umas fotos com o policia e minha bateria tinha acabado,pos estava sem carregador e sem carga ,pois o carregador tinha queimado em um hotel perto de Manaus alguns dias atras quando coloquei na tomada hehehehe.

Dali pra frente fui ate Paramaibo no Suriname sem fotos.

Rodei por horas no meio da floresta ,teve um momento que rodei por 2 horas e meia sem ver ninguem foi quando saiu um caminhao de Madeira no meio da floresta bem na minha frente ,fiquei uns 10 minutos atras dele pedindo para passar foi quando ele parou e me deu caminho,dai segue direto por uma estrada cheia de curvas e alguns buracos ,as vezes parte da estrada muito boa podendo andar ate a 100kms as vezes a 30 kms hehehe.

A estrada de terra vai ate Lidem e depois ate George Town e um otimo asfalto,passei por George town e fiquei em um hotel pequeno e caro pois as Guyanas sao muito caras e hoteis nao muito bons,mais ja estive em lugares piores hehehehe,de la fui para New Amsterdan,depois fui para Skeldo onde sai a balsa que atravessa para o Suriname ,ante de chegar na balsa vcs tem que fazer o seguro para entrar no suriname que se pode fazer na pequena cidade de Skeldo,fica do lado direito uns 5 kms antes de chegar na Balsa a compania se chama GEM ,vc paga uns 15 dolaresde la vc vai para o porto ,onde eles falam que sai as 7 so que saimos de la 11:30 fui o primeiro a chegar e o ultimo a sair hehehehhe,troque um pouco de dinheiro para pagara as despesas pois os cambistas la metem a faca e do outro lado no suriname nao aceito dinheiro a Guayana la so rola dollar e euro .

Muito cuidado ao dirigir a noite na Guyana pois os ingleses colonizarao o pais com asiaticos e muitos sao indianos,e nas ruas sao cheias de animasi como vacas e jegues,tenhao muito cuidado a noite por la pois vacas sao sagradas para eles e tem por toda a parte .

No Suriname e um pouco melhor que a Guyana,os Holandese fizeram melhor trabalho que os ingleses na Guayna,estrada e otima depois de sair do Ferry depois de algumas horas na estrada fui parado no primeiro ponto da policia mais como sempre os policies muito legais,de la fui para Paramaibo onde rodei por horas pra procurer um hotel e todos que encontrava era no valor de 50 euros ou 60 a 70 dolares um pouco caro pra mim,entao peguei um por 50 e no dia seguinte fui ao consulado Frances par aver a respeito de meu visto para Guayna Francesa,ao chega no consulado vi que tinha muitos brasileiros e perguntei onde estavao ficando ai eles me indicarao um hotel barato e usado por garimpeiros vindos do Brasil e onde tambem tem um estaurante onde a dona e super gente boa,o hotel se Chama ESMERALDA qualquer taxista sabe onde e so pedir que lhe levao ate la e muio dificil de explicar onde epois fica numa rua bem pequena e so descer ate o centro ate as margens do rio e perdir algum taxi por la vai custard uns 10 dolares do suriname.

Fiquei ali esperando meu passaporte e dias depois sai bem cedo ruma a Albina onde fica o Ferry que faz a travessia para a Guyana Francesa cheguei la de manha e fui logo paro o porto ,Albian e famosa por ser um pouco perigosa entao melhor ir direto pra atravessar par o outro lado,

Na Guayna Francesa e preciso de seguro eu nao comprei pois tinha um seguro europeu e usei la pois minha moto e eu vinahmos da europa passei de boa mais no casao se for alguem do Brasil melhor comprar em Paramaibo e so perguntar os brasileiros no hotel Esmeralda.

Ao chegar na Guyana Francesa fui bem recebido pelos policiais,deposi segue para Caynne ,no caminho perguntei informacao a 2 policias numas motos ,Guyana francesa e a franca na America do sul unica diferenca e que os brancos franceses sao como na europa e os negros ainda continuao na miseria ,muita deiferenca na classe social,nesse trajeto ate a fronteira com o Brasil em St Georges Oiapoque fiz em um dia parando em Cayenne para tirar umas fotos na estacao especial e tambem procurer uma bomba de gasoline pois minha moto estava sem e eu tinah feito uma ligacao direta mais conhecida com GAMBIARRA hehehehe,dai pra frente era sem bomba de gasolina ate ano sei quando ehehehe.

Na Guyana FRancesa e um dos paises mais caros ate agora por causa da moeda ser euro,por isso resolvi ir direto para o Brasil,a uns 40 kms antes de chegar no Brasil tive que entra numa vila para comprar gasolina ,paguei quaze 2 euros por um litro.

Depois de algumas horas parei em mais um ponto de checagem da policia ao todo forao so 2 na Guyana Francesa e somento fui checado em um deles e fui bem tratado.

Ao chegar em Saint George do oiapoque fui logo procurando um canoa para atravessar para o outro lado ,vc tem a opcao de chamar a balsa ,se estiver em mais motos ou carro o canal e chamar a balsa ,mais como eu estava so tive que arrumar uma canoa ,tem varias as margens do rio,dei saida no meu passaporte e fui negociar ,com os canoieros para atravessar para o outro lado,ao chegar la pedi eles que me dixassem em qualquer parte do outro lado do rio mais isso e um risco,caso atravesse vai direto a policia federal e a receita ,eu ja desci a uns 10 kms da cidade e entrei pelas portas dos fundos hehehehhe,e era um risco pis minha moto nao era placa do Brasil ,no final deu tudo certo isso vcs vao ver na proxima etapa no Brasil


































1 comment:

  1. Estou indo em julho a guyana francesa, mande umas dicas de lá. Rubem de Macapá-AP

    ReplyDelete