Monday 7 February 2011

VENEZUELA

VENEZUELA

Saimos de Boa Vista rumo a Santa Elena na Vezezuela nossoa planos eram ficar uns 2 dias,mas no dia de sairmos da Venezuela ,enquanto Arantes me esperava na saida da cidade eu fui abastecer a moto em posto usado pelos locais,mais ao abastecer notei que a gasoline era muito barata 23 litros menos de 25 centavos do real,hehehe.

Voltei e falei com o Arantes sobre isso e se ele nao gostaria de irmos ate a Isla Margarita,ele rapidamente topou e la fomos nos 3 rumo a Margarita ,entao voltamos a fronteira pegamos os vistos ,compramos o seguro obrigatorio que nos custou uns 30 dolares,depois de tudo pronto seguimos rumo ao norte cruzando pela gran sabana, pegamos a unica estrada rumo a Ciudad de Guayna,onde paramos e dormimos em um motel, nesse period fomos parados em varios pontos do exercito para checar nossos passaportes e seguro,fomos bem recebidos pelos soldados que por sinal adorao brasileiros e tambem de chocolate hehehehe ,forao acostumasdos pelos brasileiros a ganhar chocolate ,antes muitos tinham dito a nos que isso era um pagamento de propina mais nada a ver ,isso e so mais um jeito carinhoso,de agradecimento pelos services deles na Venezuela ,notamos que muitas pessoas que passao nas barreiras deixao algo de comer para os soldados,mais isso como disse um modo de agradecimento.

Passamos uma noite em um motel na Ciudade de Guyana,e no dia seguinte saimos rumo a Barcelona pela rota 16 e passando por El Tigre,de Bacelona fomos a Cumana pegar o Ferry que ia para Margarita pois de la iria ser somente 4 a 5 horas de viagem e Puerto la cruz,seria um pouco mais por ser mais longe,dormimos em Cumana e saimos no outro dia bem cedo para o porto esperamos umas 2 horas e fomos para Isla de Margarita ,ao chegar la fomos para Porlamar rodamos por horas para encontrar um hotel pegamos um bem na beira da praia,ficamos ali 2 dias ate descobrirmos que a Venezuela estava sendo muito cara pra nos,pois ninguem tinha nos avisado para trocarmos dinheiro na fronteira em Santa Elena,pois la o rela era trocado 1 real por 4 Bolivar e no resto do pais estava sendo 1 por 1 ,coisa do chaves hehehehe.

Em Porlamar fomos a uma casa de cambio e descobrimos que esse era o valor da moeda ,mais na rua aparecia alguns cambistas ofercendo ate 5 por 1 ,mais desconfiamos e foi quando fui comprar um pneu e um argentinos e outros comerciantes nos disseram pra nao trocar na rua pois os cambistas sao golpistas e tbm sao ligados com a policia assim que vc troca o dinheiro ele dizem pra policia e vao e lhe parao pois na Venezuela e illegal trocar dinheiro na rua ,em Santa Elena todos trocao mais a policia faz vista grossa,mais no resto do pais nao e tambem eles nos disse que todos os dias turistas sao pegos la nesse golpe ,dai vimos que estavamos numa fria sobre o cambio,e tambem usar cartao de credito na Venezuela eo cambio e controlado pelo governo,no cambio deles ,entao resumindo nao useeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee cartao de credito na Venezuela e nao deixe pra trocar dinheiro nas oitras partes do pais se vai fazer isso faca em Santa Elena na fronteira com o Brasil.

Depois de ver isso ficamos loucos pra voltar ao Brsil pois tudo estava ficando caro la pra nos ,hotel que pensamos que estava saindo por 40 reais estava sendo quaze 200 hehehehehe.

No dia seguinte voltamos ao porto e pegamos o Ferry de volta para Cumana de la seguimos pela rota 10 voltando por Maturin de la a Ciudad de Guayna,nesse trajeto pegamos uma estrada coberta pela agua e tivemos que voltar e passsar a noite em um motel a uns 10 kms dali ,e no dia seguinte voltamos be cedo e estava praticamente do mesmo jeito entao disse para a Elenice descer da moto pegar nossa bolsa do tanque onde estava os nossos documentos e pegar uma carona em algum caminhao ate o outro lado poism u iria entrar na agua e atravessar pois retorna dali seria 450 kms de pura curva e quebra molas ,logo que a Elenice desceu fui logo metendo a moto na agua e o Arantes logo atras de mim hehehehe por sorte passamos e esperamos ela do outro lado,de la fomos a Ciudad d Guayna,caso algum dia vao a Isla de Margarita va por El Tigre e Bracelona pois esse caminho e o melhor.

Saimos de Maturin e fomos ate Santa Elena na fronteira do Brasil,esse trajeto fizemos em um dia e no final do dia chegando na Gran savana pegamos umas tempestades de raios e trovoes muito forte que nos deu um pouco de medo,em santa Elena Voltamos ao mesmo hotel e passamos a noite e saimos no dia seguinte Eu (Pezao) e Elenice pois Arantes e ficar mais um dia ,e nos iamos esperar por ele em Boa vista ,de la Elenice iria voltar de onibus para Manaus onde iria pegar um barco para Santarem e depois Belem e eu e Arantes iamos pelas Guyanas ate o Oiapoque no Amapa,mais ao chegar la em Boa vista descobri que para entra na Guyana Francesa com passaporte brasileiro nos iriamos precisar de visto que so era emitido em Brasila ou o representante mais prximo a nossa residencia entao ali ja era um obstaculo para o Arantes poise le era de Goiania e teria que alicar la pelo visto,eu ja peguei o telofoene e liguei nos consulados mais proximos que erao manaus e de la me derao um numero para ligar em Belem ,foi o que eu fiz liguei em Belem e conversei com o consul honorario e expliquei minha situcao que eu Morava na europa e minha moto e meus documentos de residencia erao todos de la e ele me disse que eu teria grandes chances de passar mais era um risco tambem ,ia da pessoa que me recesse do na fronteira e la fui eu rumo a fronteira do Brasil com a Guyana ( Ex Britanica) na fronteira com Lethem,ao chegar la na fronteira fui logo dando saida nos meus documentos do Brasil e dando entrada na Guyana fiz tudo um dia antes pois queria sair bem cedo,pois a estrada ate Saint George era longa e muita dela de terra.

Passei a noite logo depois da barreira da policia federal antes de chegar na ponte em um sitio de uma senhora muito legal onde ela tambem tem um restaurant,pedi a ela pra acampar por la e ela deixou ,uma senhora fantastica no fim ela estava passand o domingo com alguns de seus filhos noras e netos ,e eles me convidarao para almocar com eles,que foi otimo no final de tudo tive um almoco de familia no domingo,obrigado por tudo de coracaooooooooo.

E no dia seguinte bem cedo por volta das 5 da manha la fui eu rumo ao desconhecido e sozinho pelas estradas das Guyanas.

































No comments:

Post a Comment