Monday 7 February 2011

PERU


























































































PERU

Aqui estamos nos no Peru ,apos chegar a fronteira fui logo direto a imigracao ,depois fui a Aduana onde fiquei por volta de uma hora ,apos muita gente passar na minha frente e alguns caminhoneiros tambem ,ao sair de la depois de 5 kms fomos parados por 2 policias que nos perguntarao se vinha mais algum motociclista com a gente,respondemos que nao e seguimos em frente.

Agora ja estavamos no deserto Peruano ainda estava quente mais isso seria por pouco tempo, pois era inverno no Peru e alguns kilometros dali estaria frio ,depois de alguns kilometros chegamos a cidade de Piura,passamos a noite la e resolvemos sair no outro dia bem cedo rumo a cidade de Chiclayo, nesse trajeto paramos pra ajudar dois caras que estavao empurrando uma moto na estrada ,dei meia volta e parei para oferecer ajuda,so que o problema deles era gasolina ai eu disse que tinha um pouco e poderia ajuda los,pois a proxima cidade de la era 50 kilometros e outro era uns 30,so que quando fui colocar a gasolina na moto deles, eles me disserao que nao tinhao a chave do tanque nem da inguinicao da moto, ai que vi que aquilo nao estava certo e a moto poderia ser roubada,entao disse a eles que estava com um pouco de pressa e se eles arrumasse uma garafa eu deixaria um pouco de gasoline pra eles ,nesse tempo um deles ficava com a mao no bolso e um pouco distante atras de nos,entao a Elenice viu que a coisa tambem estava um pouco estranha, e olhou pra mim e eu disse vamos embora que esses 2 estao roubando essa moto,saimos rapidamente,apos 40 kilmetros vi 2 policias parei e disse a eles o que havia acontecido,e eles nos disserao pra nao parar por nada pois no Peru isso era muito perigoso e tivemos sorte de nao ter acontecido nada ,e da proxima vez nao parar e seguir direto.

Seguimos nosso caminho no meio de plantacoes de arroz ,cana de acucar e outras mais ,paramos para dormir numa cidade turistica na costa do pacifico e que tambem era famosa por seus que usavao Cabalitos para pescar,cabalitos e um tipo de canoa feita de capim ,usada por anos por eles ,saimos de Huanchaco na manha seguinte rumo a cidade Huaraz, rodamos por uns 30 kilometros ai terminou o asfalto ,pegamos uma estrada de terra onde estavao asfaltando,havia varias maquinas na estrada,passamos por varios riachos ,onde ate que cai com a moto em um deles hehehehe,foi ate quando encontrei com um carro parei e perguntei quanto tempo mais faltava pra chegar ao nosso destino a cidade de Huaraz e ele me disse que faltava mais umas 4 horas, ai entao resolvi voltar, pois a moto nao aguentaria 2 pessoas por aquela estradas,resolvi poupar a moto e voltar para a Panamericana,assim que pegamos Panamericana nos paramos na primeira vila que encontramos ,e fomos direto procurar um hotel para passarmos a noite.

No dia seguinte fomos a um caminho mais longe uns 100 kilometros a mais ,resolvemos dar a volta para chegar a Huaraz seria todo o caminho de asfalto,outra vez saimos do nivel do mar e subimos a 4100 metros acima do nivel do mar,onde passamos um pouco mal com a altitude,ali paramos para tomar um café e seguir viagem,apos algumas horas no frio e naquela altitude chegamos a cidade de Huaraz.

Fomos direto procurando um hostel que nos foi indicado por Tormod e Klaus,que tinha ficado por la uma semana antes de nos,passamos uns 3 dias emHuaraz ,depois passamos por Canyon del Pato ,um dos mais bonitos que fui no Peru.

Saimos bem cedo seguimos rumo a Lima onde iramos nos encontrar com Klaus e Michael,apos algumas semanas sem ve -los ,iriamos nos encontrar novamente pois Klaus ja estava em Lima a umas 3 semanas pois sua moto estava quebrada e Tormod tinha seguido viagem pois ele teria que estar em Sao Paulo em 3 semanas para embarcar sua moto para Africa Do Sul,passamos uma noite em Lima pois nao gostamos muita da cidade e resolvemos seguir em frente,seguimos eu ,Elenice e Michael ,pois Klaus ficaria por la, porque ira fazer uma materia para uma revista Peruana de motos,nos 3 fomos rumo a cidade de ICA onde se localiza as maiores dunas de areia do mundo,ao chegar la Michael resolveu seguir direto,Eu e Elenice resolvemos ficar ,depois fomos tirar umas fotos nas dunas e maisssssssssssss uma vez la estava eu com a moto atolada na areia hehehe ,minha sorte e que estava passando 2 Peruanos e nos oferecerao ajuda,logo depois de um trabalho duro para arrancar a moto da areia eu os convidei para almocar com a gente ,e fomos nos 4 almocar em um pequeno restaurante frequentado por eles,durante o almoco descobrimos que os 2 sao jardineiros e sonhavao em ir ao Brasil, a Sao Paulo para trabalhar como jardineiros,os 2 imaginavao que o Brasil era um paraiso para ganhar dinheiro,contamos a eles como era o Brasil, mais sem tirar seu sonho deles de ir trabalhar no Brasil,pois a coisa mais importante do homen e sonhar ,sem sonho nao somos nada.

De la fomos para Nazca,ao chegar em Nazca rodamos por toda a cidade a procura de hotel ate que encontramos um otimo e muito barato,com internet ,caso alguem va por la tente o quarto 240 a internet funciona super bem,esse hotel fica na praca central, hotel El Mirador de Nazca.

No hotel nao havia garagem,mais a dona nos deixou colocar a moto dentro do hotel no corredor e nos a avisamos que tambem tinha 2 amigos que poderiao chegar em breve ,pois eu estava mantendo contato com 2 Brasileiros que hoje em dia nos tornamos otimos amigos,Marcelino da cidade de Barra do Garca no Mato grosso e Antonio mais conhecido como andarilho,mais tarde os 2 chegarao e resolverao ficar tambem no hotel .

No dia seguinte fomos fazer uma tour pra ver as linhas de Nazca,fomos direto ao aeroporto ,combinamos tudo no hotel ,60 dolares cada por um avia de 4 pessoas,ao chegar la ficamos por umas 4 horas esperando nossa vez de voar ,e quando comecamos a voar foi o meu maior pesadelo ,me senti muito mal e comecei a fazer vomito ,ficar amarelo ,suarrrrrrrrrrr muitooooooooooo ,procurei minha mochila abri e tentei vomitar hehehhehe so que por sorte nao saiu nada ,resumindo das linhas de Nazca so vi uma hehehe.

No dia seguinte fomos ver as linha de uma plataforma as margens da panamericana a uns 10 kilomeros de Nazca,onde pagamos uns 50 centavos,e era muito melhor que o aviao,fomos eu Elenice ,Marcelino e Andarilho.

No dia seguinte fomos rumo ao sul doPeru, tinhamos destino a cidade de Arequipa mais no caminho paramos pra visitar um ceminterio Nazca,Marcelino nos acompanhou enquanto andarilho seguiu em frente ,depois de algumas horas encontramos com ele ,paramospara almocar e depois Eu e elenice seguimos nossa viagem sem eles, pois os 2 ficarao pra tras ,dali pra frente nossas rotas seriao outras eu e Elenice paramos na cidade de para dormir e seguir na manha seguinte para Camana.

Na manha seguinte seguimos para a cidade de Chivay,Cannyon Del Coca,nesse percurso saimos da costa e subimos a altitude de 4.900 metros acima do nivel do mar e ao chegar la a elenice nao se sentiu muito bem, e quaze desmaiou ,deitou no chao e se seniu muito mal,procuramos um hotel e logo fomos pedindo um cha de coca, usado muito pelos locais para ajudar na respiracao,nesse dia em chivay tinha uma festa local na cidade,e estava muito cheia e tambem 0800 na bebida e comida tudo gratis,hehehe bebemos algumas com os locais e tambem conhecemos um casal de Polonese Birtek e Marta ,os 2 estavao viajando por 2 anos pelo mundo ,depois combinamos de ir no dia seguinte ver o voo do condor no Cannyon Del Coca,mais ao chegar la por uma estrada horrivel nao vimos nada de condor hehehehe.

Nesse tempo tinha me comunicado com Tormod e ele estava La Paz na Bolivia e eu disse que estaria la em 3 dias e se ele me esperasse irmos dar uma volta pela estrada da morte,e ele disse que me esperava ,de Chivay fui direto para Copacabana,na Bolivia passamos noite la e no dia seguinte fomos a Lap Paz.

De la eu e tormod fomos a Coroico ,fomos pela famosa estrada da morte,68 kilometros de descida comecando a 4.700 e descendo a 1.600,na volta a moto do tormod uma antinga Nimbus de 1935 nao conseguia subir a 4.700 e eu o arrastava com minha Africa twin hehehe,de la retornamos a La Paz tivemos que colocar a moto do Tormod em um estacionamento pois ela nao tinha forca para subir naquela altitude sem a primeira macha funcionado,no dia seguinte voltamos e pegamos a moto dele em um estacionamento em La Paz,pegamos as motos e fomos seguir nossos caminhos Tormod rumo a Argentina e nos de volta ao Peru,assim que chegamos a fronteira da Bolivia com o Peru em Desaguadero fiz todas as coisas dei saida da Bolivia e quando cheguei a fronteira do Peru fui impedido de entrar ali naquela fronteira, pois o oficial me disse que eu entrei na Bolivia por Copacaba entao eu teria que voltar para o Peru por la, depois de tudo descobri que eles so queriao um cafezinho e disse a eles que eu nao iria pagar nehum café,e voltaria a Bolivia e de la daria a volta de quaze 300 kilometros ate Copacabana,ao voltar ao lado Boliviano um official nao acreditou o estava acontecendo e me pediu os papeis e voltou ao lado Peruano para tentar convencer os oficiais a me deixar passar ,apos alguns minutos ele voltou e e disse que nao teria jeito eu teria que voltar a La Paz de la a Copacabana,e la fomos nos mais cafezinho naoooooooooooooooooooooooooo pagamos,quando cheguei meus papeis ja estava em cima da mesa peguei e fomos para cidade de Puno .

Em Puno encontramos um pequeno onde o dono nos deixou guardar a moto dentro de um quarto no hotel pois ele nao tinha estacionamento hehehe,antes disso quando estava descarregando a moto um cara tentou roubar uma de nossas bolsas ,mais ao ver aquilo perguntei a Elenice se ele trabalhava no hotel e ela foi atras dele dentro do hotel e outro cara foi cercando ela e quando eu vi aquilo fui pra cima dele e ele soltou a bolsa, e nisso o dono do hotel chegou e comecou a brigar com os 2 e nos fomos guardar nossas coisas e deixar esse acontecido pra la.

Depois fomos fazer uma tour nas ilhas de capin no lago Titicaca,ao chegar fomos dar uma volta pela cidade quando estava andando pelas ruas de Puno que reconhcei o jip de alguem que tinha conhecido na internet ,tinhamos teclado algumas vezes e eu tinha feito algumas perguntas a ele sobre algumas estradas pois ele Morava em Boa vista (Roraima) e em breve estaria passando por la ,assim que vi o jipe dele de for a do hotel eu entrei la dentro e procurei por ele e na recepcao e me mostrarao o nome dele no livro de hospedes e ai reconheci o nome dele Huzeck,mais tarde nos encontramos sem querer pela cidade Puno e fomos comer uma pizza e marcamos de nos encontrar em Boa vista,algumas semanas depois hehehehe.

Ao sair de Puno fomos a Ollaytatambo cidade onde sai os trens para Muchu Picchu,encontramos um hotel e fomos comprar as passagens de trem e a entrada para cidade Inca de Machu Picchu ,quando somamos tudo e vimos que iramos pagar quaze 400 dolares os 2 , foi quando decidimos nao entrar pois ja tinhamos visitado varios templos por varios paises e se colocar o valor que pagamos para entrar em todos eles nao ficariao nesse preco ,do para entrar em Muchu picchu ,pra nos uma exploracao,porque turismo no Peru e um dos mais caros e sem contar que quem comanda os templos e pontos turiscos no Peru era uma compania alema e o dinheiro nem fica la no Peru, quem nos disse isso foi alguns Peruanos revoltados com tudo isso,a moeda la e Peso e porque la nos cobrao em dollar,mais um motivo pra nao vistiar o local, um modo de protesto que nao faz diferenca pra eles ,mais se depender de nos niguem vai la.

Depois fomos rumo ao Brasil pela nova estrada do pacifico,viajamos por algumas horas subindo as cordilheiras depois outras horas descendo,assim que comecamos a viajar pela Amazonia Peruana o clima comecou a esquentar e algumas partes da estrada erao bem ruins, pois ainda nao estava completamente terminada ,havia muitas maquinas na pista e em certos pontos a estrada so funcionava das 18:00 horas as 6:00 da manha e da 12:00 as 13:00,foi quando chegamos a um desses locais e esperamos ate as 18:00 para seguir viajen de la fomos ate Puerto Maldonado onde chegamos por volta das 23:00 horas ,dormimos e saimos na manha seguinte rumo a fronteira do Brasil ,(Assis Brasil),rodamos por horas por um a otimo asfalto sem poder ver o sol ,de tanta fumaca das queimadas naquela epoca.

Peru pra mim tem seus encantos so fiquei decepcionados com o modo deles dirgir e com a falta de interece das pessoas de ajudar ,os oficias de fronteira nem se fala,e as companias turisticas estrageiras que tomarao conta de tudo por la,quem sabe um dia voltamos .

No comments:

Post a Comment